Atualização do Proton Bus Simulator – NOVIDADES!

Corrigidos os bugs das portas e outros detalhes leves… 

Vamos atualizar o jogo para todos nesta semana agora. Gerando novamente a versão PC, e também serão geradas as edições para Mac, Linux e Android, tanto lite como completo. Provavelmente até o final da semana estarão liberadas. O Mondego de 15m terá as portas esquerdas reconfiguradas e será liberado em alguns dias também.

Para quem sempre reclama que as versões PC e Android não são sincronizadas, reafirmamos uma mensagem que sempre divulgamos de outra forma:

NUNCA TEVE LANÇAMENTOS SIMULTÂNEOS.
NUNCA TERÁ. NÃO ESPEREM ISSO!
NEM EMPRESA GRANDE FAZ ISSO COM SEUS BETAS, IMAGINE UM DESENVOLVEDOR INDEPENDENTE COM UMA EQUIPE MINÚSCULA…

As versões mais experimentais ou imediatas sempre serão feitas para uma plataforma só até corrigir os principais problemas dela! Depois vai para as demais quando estiver mais ajeitada. Assim corrigimos tudo em uma e lançamos para todos depois, em vez de ter que corrigir todos, todas as vezes…

Cada geração de atualização geral (Windows, Mac, Linux, Android) leva no mínimo TRÊS DIAS DE TRABALHO onde nenhuma outra coisa pode ser feita no jogo, somente a preparação da atualização e upload. Dependendo dos bugs inesperados que sempre dá em um Android ou outro, temos que gerar uma na sequência, perdendo uma semana ou mais…

Três atualizações de teste num mês tomariam QUASE DEZ DIAS! Poxa, o mês só tem TRINTA! Se toda versão de teste fosse feita para todas as plataformas o jogo levaria quase 30% a mais de tempo para ser feito, adicionando alguns anos no final do projeto que já é complexo por natureza…

Não rola, nunca vai rolar, podem reclamar à vontade que não terá lançamento de teste simultâneo para PC e Android NUNCA. Quem não compreende o processo e só reclama ou xinga: por favor, jogue outros jogos e volte ao Proton quando estiver pronto, daqui uns anos. É melhor do que ficar gerando frustração para você e para nós.

Algumas vezes o Android recebe primeiro, veja que a maioria dos ônibus saiu pro Android primeiro! Outras o PC recebe primeiro. Nessa fase os mods são mais úteis no PC, por ser a plataforma de desenvolvimento, não só consumo. É impraticável fazer o mod do zero no Android, com tela pequena e sem mouse…

Voltando a falar dos mods:

Nessa primeira fase dos mods ainda não é tão “amigável” para instalar eles, digamos assim. Há um arquivo solto e uma pasta. Ambos devem ficar juntos na pasta do mod. A melhor forma de compartilhar os mods é em arquivos zip, para ir tudo junto. Bem como as skins. E devem ser extraídas para a pasta certa. Quem nunca mexeu com gerenciador de arquivos ou extração de zip terá que aprender, não tem outro jeito! Dominar a estrutura de pastas e arquivos é essencial para lidar com projetos deste porte, não é todo jogo que aceita mods…

Os mods não têm como usar arquivos únicos para tudo nas skins, pois suportam várias imagens (por exemplo, para troca de texturas dos bancos, rodas, vidros etc). Precisam de um arquivo de definições das imagens. Não basta copiar a imagem e jogar na pasta, é necessário ter um txt com um comando indicando a quais grupos de peças as imagens se referem.

Muitos vão achar isso chato, mas é só dedicar uns dez minutos aprendendo, depois não tem mais erro.

Futuramente os mods poderão usar um empacotamento mais prático, mas isso não será feito na fase de protótipo para não atrasar outras coisas.

Ter a estrutura solta nas pastas é até uma vantagem, pois permite que alterações sejam feitas facilmente pelos jogadores. Motor com pouca força? Ônibus lento? Não gosta do som de setas, portas, etc? É muito fácil trocar essas coisas nos mods.

Os jogadores poderão compartilhar os arquivos de motor ou sons sem precisar reupar o mod inteiro, por exemplo, possibilitando de certa forma fazer “mods dos mods”.

Enfim. Estudem gerenciador de arquivos e compactação de zip no Android, há milhares de tutoriais e apps diferentes disponíveis na Google Play. Vocês precisarão disso para usufruir dos mods.